DEFINIÇÕES ASC   |  JOGOS   |  DESPORTOS DE AVENTURA   ASSISTENTE FAMILIAR  |


 

 

 MENU 

       

                             KYLE XY     TVCINEMA
NOVIDADES

 

Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

RAPEL

 

RAPEL
O rapel é um desporto radical que consiste na execução de uma descida na vertical com o auxílio de cordas, em paredes especialmente desenvolvidas para o efeito, cascatas, zonas rochosas (cenários naturais), prédios, entre outros. Este desporto está inserido no grupo de montanhismo, ou seja, foi criado com base na técnica de montanhismo.
Para se praticar este desporto deve haver alguém especializado (monitor) que acompanhe a actividade. Para isso deve conhecer bem o desporto de rapel, os métodos de segurança, o equipamento e o sítio onde irá ser praticado. Isto é antes de se iniciar a prática de rapel, o monitor deve verificar se o equipamento a ser utilizado está em boas condições, deve explicar as regras de segurança e deve dar indicações como este desporto deve ser praticado.
A técnica de rapel é usada em várias actividades, nomeadamente em espeleologia[1], canyoning, escalada, montanhismo, resgates e operações militares.
Além de ser praticado como desporto, ou por diversão o rapel também é praticado como um meio de trabalho. É utilizado por espeleólogos para a exploração de grutas, pelos serviços militares e pelas forças armadas em casos de resgates.


[1] Parte da geologia que se dedica ao estudo e exploração das cavidades naturais, tais como, formação de grutas e cavernas.
 
 
 
 
Equipamentos para a prática de Rapel
 
  • Arnês – é um conjunto de fitas que passam à volta da cintura e das pernas do praticante de rapel, ligando-o à corda através do mosquetão e do descensor. As fitas normalmente são feitas de tiras de nylon porque é um tecido muito resistente.
O arnês também serve para o praticante de rapel sentir-se confortável enquanto está pendurando.
  • Freio Oito – este equipamento é feito de titânio, e tem um formato de um oito. A corda utilizada no rapel passa por este equipamento, causando atrito (fricção entre 2 objectos). Deste modo, contribui para a diminuição da velocidade da descida do praticante e consequentemente para o controlo da própria descida.
  • Capacete – este equipamento é indispensável neste desporto, pois serve para proteger a cabeça do praticante em caso de queda ou mesmo no caso de cair pedras sobre este.
  • Luvas – servem para proteger as mãos do praticante de rapel durante a descida, evitando que este sofra alguns ferimentos nas mãos, e também servem para facilitar a descida do praticante, evitando que ele escorregue.
 
  • Fitas de Sangle – serve para prender a corda a uma árvore ou a outros pontos onde se pode realizar a actividade. A fita de sangle é muito resistente e também tem como função proteger a corda contra desgastes.
  • Mosquetão – é o elemento que liga o freio oito ao arnês e também serve para prender as cordas aos pontos de fixação (árvores, rochas). Normalmente, este equipamento é feito com um dos metais mais resistentes, titânio, mas também existe mosquetões de aço e alumínio.
  • Corda semi-estáticas – este equipamento é indispensável no rapel, uma vez que é pela corda que o praticante sobe e desce. Além disso, é o equipamento que sofre mais desgaste (todo o equipamento de descida sofre para esse desgaste).
A corda tem capacidade de suportar pesos acima de uma tonelada, dependendo do seu diâmetro e o tamanho da corda varia do local onde vai ser realizado o rapel.
 
  • Roldana – é utilizada para o praticante se movimentar na corda. Também serve para eliminar o atrito da corda com outras peças e para esticar a corda.

 

  • Plaquetes – serve para colocar em determinados pontos onde se irá realizar a actividade, por exemplo numa rocha. Este equipamento é aparafusado num ponto fixo para realizar-se o rapel.
 
·     Roupa prática e confortável – serve para ajudar o indivíduo na sua movimentação durante a realização deste desporto e para este sentir-se confortável durante a actividade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PUBLICADO POR

Diogo Tavares às 11:13
|

COMENTAR

Clique aqui para transferir!

 

VISITAS


 

CALENDÁRIO

• Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
27

28
29
30


HORAS

RECENTES

PAINTBALL

PASSEIOS PEDESTRES

RAPEL

MOTO 4

CANYONING

ESCALADA

SLIDE

BTT

OBJECTIVOS DE DESPORTOS D...

DESPORTOS DE AVENTURA

TIRO COM ARCO

VOLEIBOL

FUTEBOL

MATRAQUILHOS HUMANOS

PASSEIOS DE BICICLETA

PEDDY-PAPER

JOGO DAS ESTAFETAS

JOGO DO LENÇO

JOGO DO BOLAR

MATA CAPITÃO

CORDA HUMANA

O GELO

JOGO DA VARA

DANÇA DAS CADEIRAS

JOGO DO MATA

CABRA CEGA

JOGO DE BALOES COM AGUA

ASSISTENTE FAMILIAR

TRACÇÃO À CORDA

CORRIDA DE SACOS

ARQUIVOS

Junho 2009

MÚSICA

 

 

PESQUISA

Últimos Comentários

O paintball é um jogo interessante, o me jogo perf...
esta muito fixe o teu blog
Olá a todos estava de passagem por este blog, e d...

• Pesquisar neste blog

 

• Subscrever feeds