DEFINIÇÕES ASC   |  JOGOS   |  DESPORTOS DE AVENTURA   ASSISTENTE FAMILIAR  |


 

 

 MENU 

       

                             KYLE XY     TVCINEMA
NOVIDADES

 

Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

 

 

A animação sociocultural é uma técnica que desenvolve programas de animação junto a um público-alvo, promovendo formas de ocupar os tempos de lazer da comunidade, através de várias actividades, e transmitindo-lhes vários conhecimentos: culturais, sociais, desportivos e educativos.

Esta técnica tem como objectivos proporcionar a participação das comunidades, não excluindo ninguém, desenvolver técnicas educativas, proporcionar o bem-estar de toda a comunidade, integrar e desenvolver toda a população no seu meio. Além disso, actua como forma de impedir os jovens de terem comportamentos de risco.

A animação sociocultural é uma técnica muito importante para todas as comunidades, porque esta actua como um meio de distracção, de integração, de educação, de desenvolvimento do meio e desenvolve a comunicação e a auto-confiança.

 

 

 

Animador Sociocultural: Flávio Silva

 

 

A Animação Sócio-Cultural é um instrumento, um meio decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado (social, económico, cultural, desportivo e educacional) dos indivíduos e do grupo.

 Animação Sócio-cultural
Segundo a UNESCO, a Animação Sócio-Cultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados.
A animação sócio-cultural é um processo que visa a consciencialização participante e criadora das populações. Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:
·                    é um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto-desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
·                    é um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade;
·                    é a aquisição da competência necessária para que os grupos (as comunidades) sejam agentes e não meros espectadores passivos.
 
Para a Coordenação do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior Jean Piaget de Almada, a Animação Sociocultural é um Conjunto de estratégias desenvolvidas de forma articulada e integrada a partir do conhecimento de uma determinada realidade Sócio-Cultural (social e cultural) local, que visam estimular indivíduos e grupos de características diversas: culturais, sociais, ambientais, artísticas, desportivas e desenvolver a participação activa e efectiva na comunidade onde se inserem.

 

PUBLICADO POR

Diogo Tavares às 16:25
|

COMENTAR

Clique aqui para transferir!

 

VISITAS


 

CALENDÁRIO

• Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
27

28
29
30


HORAS

RECENTES

PAINTBALL

PASSEIOS PEDESTRES

RAPEL

MOTO 4

CANYONING

ESCALADA

SLIDE

BTT

OBJECTIVOS DE DESPORTOS D...

DESPORTOS DE AVENTURA

TIRO COM ARCO

VOLEIBOL

FUTEBOL

MATRAQUILHOS HUMANOS

PASSEIOS DE BICICLETA

PEDDY-PAPER

JOGO DAS ESTAFETAS

JOGO DO LENÇO

JOGO DO BOLAR

MATA CAPITÃO

CORDA HUMANA

O GELO

JOGO DA VARA

DANÇA DAS CADEIRAS

JOGO DO MATA

CABRA CEGA

JOGO DE BALOES COM AGUA

ASSISTENTE FAMILIAR

TRACÇÃO À CORDA

CORRIDA DE SACOS

ARQUIVOS

Junho 2009

MÚSICA

 

 

PESQUISA

Últimos Comentários

O paintball é um jogo interessante, o me jogo perf...
esta muito fixe o teu blog
Olá a todos estava de passagem por este blog, e d...

• Pesquisar neste blog

 

• Subscrever feeds